quinta-feira, 25 de março de 2010

FILHOS

  Tenho dois filhos, como vocês já devem ter percebido. Victor e Enzo. Razão da minha vida, meus filhos são tudo de bom.Lindos, educados e muito inteligentes.Levados, claro. Mas completamente diferentes! Se tivesse pedido duas criaturinhas opostas, não seria tanto. Até no toddy eles destoam. Victor mexe o copo até não ter uma bolinha de chocolate, enquanto Enzo se diverte bebendo placas marrons que dissolvem na boca.E ontem eu tive a maior prova dessa diferença.

  Victor me ligou todo feliz, dizendo ter sido escolhido em um grupo de quatro alunos - melhores da sala - para ganhar uma excursão ao aquário do São Francisco, no zoológico. Ficou todo empolgado, primeiro por  ter sido reconhecido pelos seus esforços e por ganhar algo tão bacana quanto uma excursão, coisa que toda criança - e até alguns adultos- adora fazer.Fiquei toda orgulhosa e não poupei ninguém da boa  notícia. Paralelo a isso, estava eu sendo chamada para uma reunião com a professora do Enzo por causa do seu comportamento.Montanha russa de emoções na minha vida de mãe. Ai, ai...

  Victor tem a inteligência racional, Enzo a emocional. Isso é a essência. E com o tempo, eles estão se misturando. Victor está mais extrovertido, mais ousado, enquanto que Enzo tem me surpreendido quando senta sozinho para fazer o para casa. Na roda de capoeira Victor ainda nem entra, mas Enzo toca percusssão com a desenvoltura de um mestre.Todos são seus amigos e ele se mistura com muita facilidade. Isso me assusta, pois ele não tem medo de nada. Victor é mais mineiro, desconfia e observa, pensa mais e analisa a situação antes de se atirar.

  E nessas idas e vindas vamos aprendendo...um com o outro e eu com os dois.Victor cobra do Enzo boas notas enquanto ele o puxa para a roda da vida.Ainda nem havia pensado nisso,mas hoje  morro de medo quando Victor se apaixonar.Até ele conseguir se declarar para alguém...Enzo, por outro lado, me amedronta com o seu jeitinho de conquistar. Me dá flores, beijos, abraços e fala  EU TE AMO  sem nem piscar. Me preocupo é com quem ele for namorar...No meio de tantas diferenças, de uma coisa eu tenho certeza: tímidos ou extrovertidos,sérios ou palhaços, meus filhos são - e sempre serão -  os melhores do mundo!

terça-feira, 23 de março de 2010

MEU FINAL DE SEMANA

  Adoro quando o meu fnal de semana começa com festa e esse começou e terminou! Ponto pra mim. Só não precisava ter o trânsito de São Paulo na raja gabaglia, mas tudo bem.
 -Manifestação no bairro Bethânia, dona. Tá tudo garrado!- Me informava o taxista.
 E tava mesmo...E pra piorar tinha um ônibus que teimava em ficar na nossa frente em cada nova curva! Quase me estressei, mas respirei fundo e sublimei.Nada ia conseguir tirar o brilho da minha sexta feira.Fui convidada para um casamento no mínimo diferente. Um casal dos seus 60 e poucos anos resolveu se unir perante família e amigos em um buffet, com direito a padre engraçadinho e juiz de paz, tudo junto e embolado. E foi muito interessante ver pessoas tão felizes e fiéis a um sentimento que já está desacreditado há tanto tempo. Escutei a frase: - Nunca é tarde para amar! E espero que seja verdade, afinal, amar faz bem pra pele e para o coração.E ainda consegui a proeza de dançar MUITO com meu bonito... ganhei a noite!

  No sábado foi a vez dele pontuar. Filminho , algumas cervejas e quietude geral. Já estou adorando esses programas, pois reponho as energias e fico agarradinha com meu amor.Isso é bom em qualquer hora e lugar. Apesar de um resquicio de TPM ( que ele precisou aturar ) passei um sábado sereno e uma manhã de domingo idem, com direito a café na cama e muito chamego. Isso é bom...

  Agora o domingo foi hours concours. Inauguração do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e um dia inteiro de atividades. A praça estava lotada e em cada canto tinha algo diferente e  ainda melhor. Meus meninos não sabiam onde ir primeiro e escutamos músicas e vimos pinturas, teatros, tangos...um banho de cultura. Fomos comer e quando achava que todos estavam exaustos, eles pediram para voltar. Conseguimos nos acomodar no coreto, como uma família de ciganos, sentados no chão, esperando o último show começar. E ouvimos Rogério Flausino, Fernanda Takai e Milton Nascimento sob uma lua crescente que iluminava a alma...No fim, ainda teve filme projetado no espaço TIM (que está lindo!!!) e uma correria atrás de Aécio Neves que passou atrás de mim achando que fosse escapar sem um abraço! Tadinho...

  Chegamos em casa exaustos e felizes, prontos para dormir. Enzo foi para cama e não resistiu a um biscoito inteiro. Quando fui dar o beijo de boa noite ele só tinha comido metade e o sono foi mais forte...O resto pendia na sua mão esquerda e tive que recolher os pedacinhos na cama. Meu bonito? Vendo o jogo do galo, lógico! E dá-lhe Galo... Meu final de semana  foi assim:repleto de amor e coisas boas.Lógico que não foi perfeito, pois sempre existe um ônibus na curva ou um menino que quase some no meio da multidão. Mas sou feliz assim e quero que tudo  isso esteja presente na minha vida até eu estar velhinha, cheia de netos e alegria.E confusão! Não quero nada certinho, nem casar, jogar bouquet, só amar...Estar com quem nos faz bem, que atura as nossas neuras,apreciar boas músicas, olhar coisas bobas e se encantar.Quero a liberdade e a beleza dos balões coloridos que pontuaram o céu azul de domingo...quero deixar a vida me levar!

segunda-feira, 8 de março de 2010

SER MULHER É TUDO DE BOM!

  Hoje é o dia internacional da mulher e fiquei imaginando como é bom ser mulher hoje em dia. Por mais que as feministas insistam em dizer que ainda temos muito o que batalhar acho que já batalhamos demais. Tanto que até cansou.Sim, pois quem tem jornada quádrupla ( a minha começa as 5:30 na academia ) somos nós. Tantos direitos reinvidicados também trouxeram um monte de deveres. Só que muito mais liberdade!
  Afinal, hoje em dia podemos sentar em uma mesa de boteco sozinha e tomar um chopp sem ser taxada de puta (tomada as devidas proporções, se você estiver em um barzinho meio suspeito com uma roupa idem, é perigoso...). Podemos trabalhar, votar, namorar, separar, tudo que em alguns  - poucos - anos atrás era totalmente inconcebível.E ainda podemos chorar, sem vergonha nem explicação...É ou não é bom ser mulher?

  Apeser de sermos mais cobradas ( massacradas, praticamente ) pelos meios de comunicação para sermos perfeitas, barrigas saradas e cara de feliz, também temos o botox, o demae, a escova progressiva, o silicone...Tudo que uma mulher quiser e bem entender para se sentir mais gostosa. Temos outros meios de conquistar e nem precisamos tanto mais de um homem assim. Podemos ter um filho sozinhas e falar em alto e bom tom:
- É uma produção independente sim!

  Homem é muito bom, mas deixou de ser essencial. Status hoje não é ser casada, é ser feliz. Fazer uma pós na Europa, parir e continuar com uma cinturinha invejável...isso sim é sonho de consumo! Ser elogiada pelo chefe - que invariavelmente é mulher  - e não ser assediada pelos colegas de trabalho que te respeitam e não focam só na sua bunda, isso sim  é uma conquista!

  Decidir o que fazer, como e com quem é muito bom. E ter sempre um jeitinho de resolver o que ninguém mais consegue, conciliar, acalmar, acariciar. Só uma mulher de verdade sabe dar atenção para os
filhos,mimar o marido - namorado, rolo - e ainda ser forte para fingir que nem precisa de tanto colo assim...Segurar a onda de deus, o mundo e a vizinha e ainda conseguir andar de salto alto e trabalhar com aquela cólica que mais parece um castigo. Só uma mulher.

  É, ser  mulher às vezes pode se muito complicado.Tem os dias que queremos morrer -TPM - mas também tem aqueles dias em que nos sentimos a última jujuba do pacote. Aquele dia que o cabelo tá lindo, nenhuma gordura está aparente, a primeira roupa que a gente escolhe cai como uma luva e até o namorado -sempre o último a nos elogiar  - repara que você está tudo de bom...E  os fihos, como que por milagre, obedecem sem reclamar.Aí sim a nossa felicidade fica completa.Porque, por mais que sejamos livre, leves, lindas e elegantes, alguns homens ainda tem o dom de abalar nossas estruturas.E nada seríamos sem esses seres tão especiais.Afinal, quem é que vai nos dar uma rosa nesse dia 8? E viva as mulheres! E os homens que mexem com elas...