quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SER MÃE

  Ser mãe é coisa complicada de se falar. Tem mãe de todo tipo, todo jeito, todo estilo. Tem mãe mais brava, mãe mais liberal, mãe careta. Mãe que protege demais, mima demais, poda de todos os lados. Mãe insegura, de primeira viagem. Mãe também insegura,mas de quinta viagem...Mãe que já sabe de longe decifrar o choro, o grito, a manha. Que faz de tudo para incentivar o filho, que tem a paciência de Jó para argumentar, explicar, ouvir perguntas descabidas...

  Ser mãe é ter que saber de tudo, da distância entre Marte e Saturno até os nomes dos heróis dos desenhos animados ( e acredite, são muitos! ).Mãe que é mãe tem que saber quando algo está errado, quando o filho está mais quieto e mais calado. Se não for febre, é tristeza e o colo tem que estar disponível para toda hora. De pequeno até quando os pés já estão quase alcançando o seu número - como passa rápido!

  Ser mãe é ter sempre culpas, de estar trabalhando demais, de estar ganhando de menos, de tudo que poderia estar fazendo, do que deixou de fazer...É chorar baixinho quando passou dos limites com o filho na hora da bronca e não aguentar de tanto remorso. É ler livros e revistas e consulltar sites toda vez que o filho tem algum problema e ela não sabe como agir. Ser mãe é fazer cara de paisagem quando o filho, no meio do supermercado pega uma camisinha e pergunta em alto e bom som para que serve aquilo!

  Ser mãe é sim, acordar de madrugada e rezar por horas a fio com o filho no colo para que a febre baixe logo. É se desesperar quando o remédio não faz efeito, quando o pediatra não atende o celular, quando o filho não come...É chorar na porta da escola junto ao filho que não quer entrar. E chorar também quando ele entra e nem mais olha para trás! É preferir ver filmes da Disney, e comer pipoca e se lambuzar de tanto chocolate, ao invés de ver aquele filme do Al Pacino que tanto queria.

  Ser mãe é aprender a se vestir com uma mão só, enquanto pega a mamadeira com a outra. É ligar sempre para saber se o filho comeu, tomou banho e ouvir do outro lado: -já, mãe, que saco! É impor limites, mas se derreter toda quando o filho diz que te ama, com aquela carinha mais safada, já prevendo que vai te ganhar. É segurar a barra quando ele briga na escola, chega todo machucado e não chamar a outra mãe para a briga também. É morrer de orgulho com as notas lindas que ele tira e mostrar as provas para todo mundo, até quem você não conhece! Ter as fotos na carteira, no celular e dizer sempre até para os mais desavisados: - não são lindos? São. Sempre serão. Os mais lindos, os mais inteligentes, os mais tudo! Motivo maior de existirmos e sermos mãe.

  Ser mãe é acima de tudo, doação. E pura alegria.E preocupações eternas. Da hora em que ele nasce e contamos os dedinhos para saber se está tudo ok, nas pequenas mãos e pézinhos fofos, até as tensões para o vestibular, escolhas de profissão, aceitação de noras, genros...ai, ai, ai. Mas não existe presente maior do que o sorriso de um filho, do carinho gostoso sem motivo, do beijo de boa noite, do aconchego na hora de dormir.Das declarações de amor sem hora nem porquê, dos desenhos abstratos em que estamos presentes - de alguma forma - das comemoraçoes do dia das mães quando pagamos o maior mico, borrando toda a maquiagem enquanto eles cantam: "como é grande o meu amor por você!"

  Ser mãe é, enfim, padecer neste paraíso maravilhoso, das mais puras e loucas emoções. Não existe rotina, tédio, nem nada que dure muito. É um mundo novo, de descobertas e partilha, aprendizado e abnegação.Ser mãe é ajudar, ouvir, compartilhar. Estar presente quando o filho precisa e não se desesperar quando ele alçar outros vôos. Preparar, educar, amar. Fazer sempre, sempre o melhor. E quando ele voltar, não só com os pés maiores , mas também com problemas diferentes, que o nosso colo seja sempre infinito para acolher esse que é o maior amor do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário