segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM

Peguei emprestado o título de um livro ótimo do meu ídolo Luis Fernando Veríssimo para relatar um fato no mínimo engraçado que me aconteceu em um dessas tardes de domingo na saída do cinema. Fui com meu filho Victor ver Tropa de Elite 2 e não dispensamos o lanchinho básico depois. Praça de alimentação lotada e tivemos que ficar em uma mesa imensa no meio de outras pessoas. Tenho o péssimo hábito de escutar conversas alheias exatamente para deleitar os meus leitores com os pequenos pecados da humanidade.

Ao meu lado dois rapazes conversavam animadamente sobre uma menina pretendida. Elaboravam um plano de conquista entre um chopp e outro, baseado nos gostos da tal. Devia ser uma menina bem interessante para os dois gastarem tanto tempo e neurônio com a dita cuja:
 - Olha, ela terminou o namoro porque o cara não dava atenção! Não vinha a BH, não batia ponto...Essas coisas tem que ser sagradas, se o cara não dá assistência...
 - Dança, né? Mas como ela é?
Presumi que o que falava da menina abandonada a conhecia através da própria namorada que deve ter chorado as pitangas alheias com ele. O seu discurso era muito feminino.
 - Vou te mostrar a foto dela no orkut, você vai gostar! E vai ser bom porque as duas são amigas...
Não falei?
 - Ela só não pode saber das coisas que já fiz...
 - Nada...Você tem que se mostrar um cara tranquilão...Fala que você até gosta de sair de vez em quando, mas todo domingo você vai a missa...
 - Cara, mas ela é evangélica?
 - Não, católica! Pelo amor de Deus cara, não vai trocar...
Nessa hora, Deus se revira no paraíso imaginando como os seus ensinamentos são usados em vão...
 - A família dela vai toda semana a missa. Fala que você vai também...Vocês precisam ter coisas em comum.
 - É verdade.
 - Já sei! - ele diz com um brilho nos olhos - fala que você gosta do Cheiro de Amor.Tem uma música que ela adora! Melhor: coloca essa música como toque do seu celular! Quando vocês estiverem juntos, no maior papo, eu vou no banheiro e te ligo...
 - Aí eu atendo e ela vai falar: você gosta dessa música? E eu: claro, porque?
E eles se cumprimentam de maneira efusiva, fazendo barulho com as mãos e rindo da brilhante idéía que eles finalmente tiveram.
 - Só tem um problema...ela pode lembrar do ex!Parece que os dois curtiam essa música...
 - Será? Aí não dá...
E continuam nessa peleja, enquanto se derretem pelas transeuntes,menininhas de short que faziam a testosterona presente pulsar.

Fiquei imaginando se o tal galã ia atender o celular ou deixar a música tocar  para servir de fundo musical durante a conversa. E se atendesse, qual seria a conversa dos dois Einsteins?
 - E aí, ela ouviu?
 - Sim.
 - Gostou?
 - Claro.
 - Tá dominado, cara!
 - Hum, hum...
E desligaria, com um sorriso amarelo  nos lábios que, obviamente levantaria suspeitas da bela pretendida.
 - Quem era? - pergunta que todas as mulheres adoram.
 - Hã?  - interjeição preferida dos homens.
 - No telefone, quem te ligou?
 - Minha mâe...
 - Sei...
E uma sementinha de desconfiança já teria sido plantada no coração da desejada. E as sementinhas iriam surgindo, uma a uma:
 - Vai ter show da nossa banda favorita!!!
 - Qual?
 - Como qual? Você tinha a música deles no seu celular...
Lógico que depois de um mês, gatinha conquistada, o príncipe encantado já havia mudado a música favorita "deles" por uma muito menos romãntica, como " Chupa que é de uva" da turma do Pânico e só lembrava que a sua banda favorita era aquela com duas gostosas rebolando seminuas....
 - Lógico, amor, vamos sim...

E as provas de fogo continuavam:
 - Amor, amanhã tem o batizado do filho da minha tia...Não podemos faltar!
 - Batizado? Mas você não é católica?
Cara de indignação da prometida:
 - Exatamente por isso. O batismo é o primeiro sacramento. Quais os sacramentos que você ja recebeu?
E o menino, mais branco do que cera, finge um desmaio...O calor, fraqueza, qualquer coisa! A menina se desespera, o pai chama o médico da família:
 - Ele só precisa descansar, pode ser stress...
Pressão, melhor dizendo.
 - Até amanhã, amor.

No outro dia, a pessoa surge, sabendo pelo menos que quando comungou, aos 8 anos de idade,  lá na sua cidade, recebeu um sacramento. Santo Google! Aproveitou para relembrar o ato de contrição, pois já havia mentido demais e também o pai nosso, por via das dúvidas... Mas de tão nervoso, ainda gaguejava.
A menina, mais preocupada do que desconfiada, ia  levando...Mas sempre com uma pulguinha atrás da orelha...Ou não.

Tudo poderia acontecer com aqueles dois. Ele poderia não gostar da foto dela no orkut e escolher outra entre as mais de 400 amigas do amigo.Ela, arrependida e percebendo que o mar não está para peixe, daria outra chance para o ex, que, depois de perceber que tantos outros tentavam conquistá-la, resolveu dar mais assistência e não saía de BH. Já falava até em casamento, com aval da família e tudo!
 - Mas só depois de formar - dizia o pai todo orgulhoso. Minha filha ainda vai ser juíza! - Outra informação conseguida de maneira pouco ortodoxa, claro.
E como imagino o pai fazendeiro, lá dos sertões de MG, a festa duraria três dias e três noites, com garrotes sendo abatidos e muita alegria!

Mas imagino também que mentira tem, sim, perna curta. E na maioria dos casos ela também é manca. Cortejar alguém é tudo de bom, mas mentir para conseguir um namoro é viver pisando em ovos. Torço para  que os dois até se conheçam e não precisem de subterfúgios tantos...Que descubram outras bandas, outros ritos, sabores de sorvetes...ou nada também!Afinal, originalidade ainda é o maior tesão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário