domingo, 31 de outubro de 2010

DOLCE FAR NIENTE

 Estou de férias. Depois de muito trabalho, sucesso na INOVATEC e quese um princípio de stress, tirei merecidas férias. Mas quem disse que eu consigo ficar parada?
 Coloquei em uma planilha tudo que queria e deveria fazer nas minhas férias, com dia e hora pré determinado. Desde as coisas que ficamos protelando por falta de tempo, como ir ao médico, fazer uma limpeza geral nos meus papéis,até coisas que amo como  ler livros,assistir a filmes de tarde com um balde de pipoca, caminhar na barragem e tomar um açaí geladinho, me esparramar na espreguiçadeira deixando o sol me bronzear....mas tudo bem programado.
 Primeiro fui assistir a "Comer, rezar e amar".Em uma sessão para mães. Nada contras as mães, sou uma delas, mas ficar olhando para Javier Barden ouvindo choro de bebê..Sim, pois nessa sessão as mães levam os seus pimpolhos, o ar condicionado é mais fraco, as luzes quase todas acesas, fraldário, enfim, creche geral. Agora, pra que? Segundo minha prima, a proposta é fazer com que aquela mãe que não tem ninguém com quem deixar o filho possa desfrutar de algumas horas de diversão e não se tornar uma pária social.Mas como  alguém consegue assistir? Bebê não curte filme e a mãe menos ainda. Melhor é quem vai com a babá....conselho: deixa a babá em casa, babe no Javier e depois volte pra casa!!!
 Mas o mais interessante do filme - depois do Javier, obviamente - é uma frase dita por um italiano. Ele comenta que só eles, os italianos, sabem viver a vida. Eles tem o tal "dolce far niente", que é meio um pouco de preguiça ou fazer o que se gosta mesmo, mesmo que seja nada. E não ter culpa por isso,que é ainda mais difícil. Um jeito meio bahiano de ser...Somos tão induzidos e cobrados por tudo e por todos que nem mesmo sabemos o que queremos . A tv manda: beba isso. E você bebe.Mas sera que você quer mesmo? As revistas mostram: perca peso em 1 semana. E se eu quiser ser gordinha? Procurei encontrar a minha verdade e viver de acordo com ela. Não vou encontrá-la em 30 dias, mas resolvi começar a caminhada.
 E percebi que, mesmo nas férias, estava fazendo as coisas no automático.Rotina ainda me impregnava, com horários e metas. Respirei fundo e jurei me deixei levar,deixar o espírito livre e o corpo também.
 Depois de uma reunião no COESP 5, percebi que tinha uma hora vaga. Resolvi fazer o que mais amo:ver vitrines!Fui para o diamond e passei quase uma hora sonhando com roupas que não vou comprar ou planejando como comprá-las. Sapatos, bolsas, tudo desfilando em um evento dentro do meu cérebro. Ótimo. Saí de lá e antes de buscar meu Enzo, parei na igreja Nossa Senhora de Fátima e me calei. Rezei, pensei e chorei. Quase sempre choro dentro de igrejas. Nem sei porque. Mas lava a alma e tranquiliza o coração.
 Tomei sol dois dias seguidos no clube. Só deitava e olhava para o céu. Até brinquei de adivinhar formatos de nuvens e vi carneirinhos e rostos e outras loucuras mais.
 Fui no mercado central para comprar ração para os hamsters e acabei conhecendo uma senhora que dirigiu essa primeira frase para mim:
 - Você é atrevida, né?
Pensei: como ela sabe? Acuei:
 - Eu? Eu não! Porque?
 - Você tem o nariz empinado igual a minha cunhada e ela era terrível....
Quase respondi: atrevida é a senhora! Mas como ela era mesmo uma senhora com muitos cabelos brancos e quese nenhum dente na boca, resolvi deixar de ser tão atrevida e ouvir.E me diverti durante algum tempo com a história de uma mulher que diz estar aproveitando agora a vida, depois dos 80 anos. Foi maltratada pelo marido e cuidou da mãe até ela falecer. Hoje,ela vai no mercado central tomar cerveja e vigiar os outros. Ficou horrorizada ao me ver beber direto na garrafa ( de 300 ml, claro!), elogiou as fotos dos meus fillhos e perguntou se eu era casada. Disse que sim, pois se fosse contar a minha vida, com detalhes da minha produção independente, casamento,divórcio e ainda acresentar que hoje tenho um namorado maravilhoso,seria chamada de atrevida de novo. Isso eu já sei que sou.Joguei conversa fora mas ganhei amizade. Sempre bom.
 Fui a festas de crianças e me diverti com meus filhos e meu bonito. Fizemos nada também ,só espreguiçando na cama e rindo da vida.Ainda estou na metade das férias e amanhã pretendo fazer um pic nic.Ou não...Façam também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário