quarta-feira, 16 de junho de 2010

A COPA DO MUNDO É NOSSA! OU NÃO...

  E isso é o que menos importa. Dia de jogo do Brasil na copa não tem como escapar. O espírito é outro. Não interessa se gostamos da escalação do Dunga, se é terça feira, se o trânsito amanheceu caótico, se o chefe não quer liberar...vamos todos assistir ao jogo sim! E torcer , muito, pelo Brasil. É uma das poucas - se não a única - hora em que somos verdadeiramente nacionalistas.Até quem não é brasileiro finge ser!

  Compramos blusa amarela, verde ou azul, nem que seja da banca de revista e durar só duas lavadas.Gelamos a  cerveja, fazemos tira gosto, ajeitamos a antena da televisão. Quem pode compra até televisão nova.O comércio se aquece no frio de junho e os corações também. Todo mundo vira amigo no abraço de um gol. Cruzeirenses, atleticanos, americanos...somos todos brasileiros.Até parece véspera de Natal....as diferenças são relevadas, o mau humor esquecido, as pequenas coisas dissolvidas no clima efervescente das ruas.

  A cidade para durante os 90 minutos. Escutamos ao longe apenas o barulho das tais vuvuzelas. Todos roem as unhas, grudam os olhos em telinhas e telões, a multidão se aglomera. Cada um tem o seu lugar favorito para torcer. Mas nunca sozinho. É a hora de compartilhar, de gritar, de vibrar. Esquecer os problemas, as contas, as desavenças. Tudo fica pra depois...depois do jogo.E se o Brasil ganhar...fica pra amanhã!

  E até o céu se tinge de verde. Canhões de luz encheram o céu de BH de pura esperança. Esperança que está nos pés dos jogadores, rola com a bola e busca um gol. Gol de vida, de alegria, de liberdade. De ver várias raças juntas, sem briga, sem confusão. Liberdade de escolhas, de religião. De ser. De torcer.Unindo o mundo inteiro em um sonho.Sonho de união, de um futuro mais justo, mais próspero, melhor. Temos um longo caminho pela frente, mas espero que esse espírito esportivo traga muito mais do que uma taça para todos nós. Aí, já seremos campeões antes mesmo de um gol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário