segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MEMÓRIAS DE UM GPS

  Acho que a tecnologia tem nos ajudado muito hoje em dia, em vários sentidos. Celular, computador, Gps são ferramentas que, se bem usadas, quebram um galho! O problema é quando são super valorizadas. Até parece que nasceram conosco. O que antes não existia, hoje é absolutamente indispensável. Se esquecemos o celular em casa, o computador estraga, parece que falta um pedaço da gente. O pior é que o celular sempre toca quando não estamos perto, a notíca que a gente esperava chega quando o computador não funciona, enfim...

  Mas o tal Gps me intriga.Ele parece que tem vida própra e cisma em teimar quando temos certeza do caminho. Ele é o dono da razão! E pagamos um preço alto pela prepotência do Gps. Na sexta feira, fui ao aniversário da minha prima, no Observatório. Para quem não sabe, ele fica na Rua Milton Campos, perto do Alta Vila, em Nova Lima. Até aí, tudo bem. Meu primo colocou o endereço e ele começou a indicar o caminho:
 - Vire a esquerda. Depois de 200 metros vire a direita. Siga em frente...E assim foi indo. Percebi que estávamo indo para o lado oposto ao desejado, mas imaginei que seria um caminho alternativo, uma entrada triunfal pelo anel rodoviário...Eu é que não vou discutir com um Gps! E fomos indo, fomos indo...Percebi que já não sabia onde estava. Vi a placa do bairro João Pinheiro...Lembrei do bar do caixote. Na pior das hipóteses, poderíamos tomar uma gelada lá...
 - Acho que tem alguma coisa errada!
 - Estamos no caminho indicado...

  De repente, entramos em ruas ermas, sem luz. Começei a ficar com medo.Não tinha uma viva alma nas redondezas. Fiquei com medo de me tornar uma alma morta... E o Gps triunfante:
 - Você chegou ao seu destino, ele encontra-se a esquerda.
E lá estava, em toda a sua plenitude: o mais famoso lote vago, em plena Rua Milton Campos, 230.No mesmo endereço do Observatório...só que em Belo Horizonte!
 - PQP, o Obsertvatório é em Nova Lima!!!

  E lá fomos nós, pegar o caminho de volta até o centro e voltar a civilização.Sorte que não era caso de vida ou morte! 1 hora depois chegamos no aniversário. Ainda erramos a entrada das Seis Pistas e nos divertimos com os nomes dos motéis. Quase chegamos no Rio, mas achamos o retorno e voltamos. Queríamos ser os primeiros mas quase fomos os últimos. E o pior é que outras pessoas quase cometeram o mesmo erro, ao consultar no Google - outra ferramenta maluca - o endereço do tal lugar.Estamos nos rendendo às máquinas? Ainda prefiro o meu bom senso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário