quarta-feira, 5 de maio de 2010

SER MÃE TAMBÉM É MUITO BOM!

 Quando vai se aproximando o dia das mães, também começam a surgir as homenagens. E, sinceramente, não tem nada mais triste do que músicas e poemas para mães. Todas são saudosistas, sofridas, mães abandonadas, amarguradas...já reparou? Começa com aquela famosa: "Ser mãe é padecer no paraíso"... passando por " Eu me lembro o chinelo na mão, o avental todo sujo de ovo..." entre tantas outras que colocam a mãe como um ser absolutamente sem vida pós parto.Sem vida e chata!

  Sinceramente, ser mãe é muito legal! Tem todos os percalços normais de noites sem dormir, dias de fúria, doenças e desobediências, mas tem - e muita - coisa legal. Tem os abraços, as sessões de cócegas, as brincadeiras, as notas 10 e quase 10...O fato de ser amada e reconhecida como mãe em qualquer momento da sua vida, os desenhos animados que a gente tem a desculpa de rever, os doces que somos obrigadas a comer (sacrifício...) e todo um universo lúdico e lindo que somos inseridas assim que esses presentes entram em nossas vidas.
 
  Aprendemos de novo as regras de gramática, nos inteiramos com as gírias da moda e nos acostumamos  a ser chamadas de -" Véia!" sem ganhar nenhuma ruga.Nos apaixonamos de novo com os primeiros namoricos e freamos os hormônios dos nossos rebentos.Estou  na fase de fazer para casa e cambalhotas com o pequeno,dividir tênis com o meu mais velho e andar abraçada pelas ruas:
 - Mão dada só para atravessar, né mãe?

  Lógico que antigamente ser mãe não era tão prático como hoje,como cantavam as músicas e poemas de outrora, mas também não era tão preocupante...Afinal, depois que inventaram internet e celular, todos conceitos de educação foram revisitados.Mas hoje temos mais liberdade com os filhos, falamos ao invés de bater, brincamos antes de gritar e partilhamos a vida como bons amigos. Com limites, claro, mas com muito mais sorrisos.E muito mais alegria!

  Sinceramente, cansei de padecer no paraíso! Quero ser uma mãe astral com filhos idem. Dividir tarefas, delegar responsabilidades e ter mais tempo para mim e para curtir ser mãe.Já me imaginou de avental - sujo de ovo! -  e com chinelo na mão? Deus me livre...prefiro me sujar de sorvete, passar uma tarde no parque,ter tênis e bola no pé para jogar o nosso futebol "argentino" em que a única regra é ser feliz...E viva as mães!!!

Um comentário:

  1. Eita, que mãe legal! Isso aí Carol! Mas vou te contar uma coisa, quando a gente realmente entende (mesmo sem ainda ser mãe) o que é a relação mulher e filhos, fico com saudades até das várias vezes que mamãe tinha o chinelo na mão... Foi tão incondicional aquele amor, que 24 horas não bastavam pra ela saber de todas as minhas atividades. E quando ela dizia "aiaiai meus sais, mãe é pra padecer no paraíso", compreendo que não era negativo, mas era uma condição que só ela , mais ninguém podia fazer pelos filhos...Seu texto ficou belíssimo, pois o mostra a alegria de ter filhos, das viagens, do caderno revisado e com cheirinho do perfume de mãe nas ilustrações, adorei! E quanto ao ovo no avental...vou te contar...foi assim que aprendi a ser expert na cozinha e hoje me pego fazendo expressões e temperos iguais ao dela e nessa hora que mato um pouquinho das saudades. Como tudo na vida, ainda bem, há vários lados e quadriláteros rsrsrsrs
    Carol, feliz dia das mães, pq tenho certeza que o seu jeitinho será sempre o mais especial para os filhotes!!!! beijocas da Maricota

    ResponderExcluir